Análise de Crédito

29/01/2018

A Análise de Crédito permite controlar o crédito das companhias baseado em análises feitas pelo departamento Financeiro.

Para utilizar a análise de crédito, primeiro é preciso criar uma pasta Dossiê no servidor para ser utilizada para armazenas os dados que serão usados na análise das companhias.

Pasta compartilhada Dossiê

A pasta deve estar compartilhada para os usuários que irão utilizar a Análise de Crédito, assim como eles devem ter permissão para ler e gravar arquivos na pasta.

Assim que a pasta for criada, é necessário referenciar o caminho dela no sistema para que a Análise de Crédito possa buscar os dados da companhia. Para cadastrar o caminho, vá em Procyon ERP > Parâmetros > Ambiente > Controle > aba Cobrança. Preencha o campo Path do Servidor para Armazenar Dossie de Clientes. Conforme exemplo:

Path do Servidor para Dossie

A Análise de Crédito poderá ser usada no Orçamento, Pedido de Venda, Contrato, Ordem de Serviço e Locação. Para este manual, usaremos um Orçamento como exemplo.

Na consulta de orçamento, selecione um orçamento e clique no botão Análise Créd. Conforme exemplo:

Ao clicar no botão, uma janela aparecerá perguntando se você realmente deseja criar a análise. Ao clicar em Sim, a análise será criada.

Após criar a Análise de Crédito, é possível visualiza-la a partir do Orçamento, para isso, acesse a aba Venda e clique no botão Ver Análises de Crédito.

Ver Análises de Crédito

Clicando no botão, o sistema abrirá uma janela mostrando as Análises de Crédito que foram abertas para este Orçamento.

Consulta de Análise de Crédito

Para visualizar os detalhes da análise, clique no botão Detalhes.

Detalhes de Análise de Crédito

Lembrando que, caso haja alguma análise de crédito em andamento ou aguardando análise, o Orçamento não poderá ser baixado.

Assim que criar a Análise de Crédito, vá em Sunrise ERP > Vendas/Serviços > Análise de Crédito de Companhias.

Menu de Acesso a Consulta de Análise de Crédito.

A consulta possui uma tela inicial que permite filtrar as análises para facilitar a pesquisa. Conforme exemplo:

Formulário de Pesquisa da Consulta de Análise de Crédito

Logo abaixo encontra-se um menu com alguns botões para serem usados na consulta de Análise de Crédito.

É possível enviar a análise para ser verificada, aprovar, reprovar e cancelar as análises, assim como visualizar os detalhes e documento de origem da análise, assim como o dossiê da companhia. Conforme exemplo:

Formulário de Edição de Consulta de Análise de Crédito

Para iniciar a analise, clique no botão “Em Análise”. Fazendo isso, uma janela de confirmação aparecerá. Clique em Sim.

Assim que confirmar, a Análise de Crédito terá a cor e status alterados, assim como o campo “Início Análise”, que será alimentado com a data em que a análise começou a ser estudada e o usuário responsável pela análise.

Análise de Crédito Em Andamento

Campos existentes na Análise de Crédito:

Início da Análise
  • ID: Número identificador da Análise de Crédito.
  • Empresa: Caso seu sistema trabalhe com mais de uma empresa, este campo mostrará para qual empresa a análise se destina.
  • Tipo Doc. Financeiro: Este campo mostrará o tipo de documento financeiro de origem da análise.
  • Número Doc.: Este campo mostrará o número do documento de origem da análise.
  • Companhia: Documento da companhia ao qual a análise se destina.
  • Tipo Doc.: Tipo de documento da companhia, sendo 1 – CNPJ, 2 – CPF e 9 – Companhia Estrangeira.
  • Nome da Companhia: Nome fantasia da companhia ao qual a análise se destina.
  • Vendedor 1: Nome do vendedor 1 do documento financeiro.
  • Condição de Pagamento: Condição de pagamento do documento financeiro.
  • Forma de Pagamento: Forma de pagamento do documento financeiro.
  • Envio p/ Análise: Data em que a análise foi enviada para ser verificada. O usuário que enviou a análise também será referenciado no campo ao lado.
  • Início Análise: Data em que a análise começou a ser verificada. O usuário que iniciou a verificação da análise também será referenciado no campo ao lado.
  • Conclusão Análise: Data em que a análise foi aprovada ou reprovada. O usuário que concluiu a análise também será referenciado no campo ao lado.
  • Observações: Utilize este campo para inserir observações na análise, caso necessário. Este campo deverá ser obrigatoriamente alimentado para a aprovação da análise.

Após iniciar a verificação da Análise de Crédito, o usuário responsável poderá acessar a pasta “Dossie” para estudar o histórico da companhia e decidir se aprova ou reprova a análise. É possível também cancelar a análise.

Ao clicar no botão Aprovar, uma janela de confirmação aparecerá.

Confirmação de Aprovação de Análise de Crédito.

Após clicar em Sim, o sistema irá alimentar o campo Conclusão Análise, assim como alterar o status da Análise de Crédito em questão. Conforme exemplo:

Consulta de Análise de Crédito Aprovada.

Alimente o campo Observações e clique em Confirma. Ao fazer isso, a análise ficará com o status Aprovada. Conforme exemplo:

Análise de Crédito Aprovada.
Consulta de Análise de Crédito Aprovada.

Assim que a análise for concluída, o Orçamento poderá ser baixado.