Armazém – Expedição

(0) 29/08/2019

No menu “Expedição de Material” é possível iniciar o processo de saída de Pedidos de Venda que estejam no status “Em Expedição”. Para que a expedição seja feita com sucesso, alguns pontos devem ser considerados:

  • O recurso precisa ter sido recebido pelo Armazém;
  • É obrigatório possuir quantidade disponível;
  • O status do recurso no armazém deve ser válido e permitir saída;
  • O recurso não pode estar na doca – é obrigatório movimentá-lo para uma posição válida antes.

Para acessar a função, siga o caminho abaixo no ProcyonERP:

Armazém > Expedição > Expedição de Material

 

Armazém – Expedição de Material

 

A Expedição de Material só pode ser realizada em locais de estoque onde a opção de Gerenciamento de Armazém estiver habilitada. Caso apenas um local de estoque possua a opção habilitada, ele será exibido automaticamente pelo sistema. No entanto, caso outros locais também estejam habilitados, uma tela de seleção será exibida.

 

Expedição de Material – Consulta de Local

 

Expedição de Material

 

Clicando em “Procurar”, o sistema automaticamente exibirá os Pedidos com status “Em Expedição”. A partir desta tela podemos iniciar a expedição, realizar o romaneio, separar os recursos e baixar a expedição.

 

Expedição de Material – Pedidos disponíveis

 

Iniciar

Ao clicar em “Iniciar”, a tela a seguir será exibida.

 

Expedição de Material – Confirmação de Início

 

Na tela de Cadastro é possível editar algumas informações dos recursos e da expedição. O campo “Observações” pode ser utilizado para inserir quaisquer comentários necessários.

 

Expedição de Material – Cadastro de Ordem de Expedição

 

Na aba “Transportadora” é possível alterar quem realizará a entrega, assim como a quantidade de volumes e detalhes do carro:

 

Cadastro de Itens de Expedição – Transportadora

 

A aba “Endereço” também pode ser alterada para informar o endereço onde será realizada a entrega:

 

Cadastro de Itens de Expedição – Endereço

 

Se necessário, clique no ícone do lápis para editar o recurso. A tela a seguir será exibida:

 

Expedição de Material – Cadastro de Itens de Expedição

 

Peso Bruto: Informe neste campo o peso bruto do recurso.

Peso Líquido: Informe neste campo o peso líquido do recurso.

Shelf Life Máximo: Informe neste campo por quanto tempo o recurso pode permanecer na prateleira.

Nº Série: Informe o número de série do equipamento caso houver.

Obs: Os dados de peso bruto e líquido, caso se trate de uma ordem de expedição gerada por um pedido de venda, irá atualizar os dados de peso no Pedido de Venda, caso ele não tenha ainda sido baixado em uma Nota Fiscal.

Romaneio

Clicando no botão de Romaneio, o formulário será exibido para impressão. Neste formulário são exibidas as informações do recurso no armazém, como por exemplo sua posição atual e a quantidade. Os outros campos deverão ser preenchidos no momento da retirada.

 

Expedição de Material – Romaneio

 

Pos. Pick: Informe de onde o recurso foi retirado.

Qtd. Pick: Informe a quantidade retirada.

SN/Lote Pick: Informe o SN/Lote retirado.

 

Separação

Após realizar o romaneio, clique no botão “Separação” para separar o(s) recurso(s) no armazém.

 

Expedição de Material – Separação de Material

 

Clicando no botão “Separar”, uma tela será exibida para confirmar os dados do recurso. As informações de Estoque Sugerido são exibidas ao lado esquerdo da tela, podendo ser alteradas caso o recurso selecionado não seja o mesmo.

 

Separação de Material – Dados da Separação

 

Posição: Informe qual posição o recurso ficará alocado durante o processo de expedição.

X/Y: Caso utilize, informe a subposição lógica do recurso na posição.

Nº de Série: Por padrão o SN exibido é o mesmo do Estoque Sugerido. É possível alterar esta informação caso deseje.

 

Após confirmar todos os itens, a tela de separação exibirá os ícones de “OK” ao lado de cada um. Feche a janela para liberar o próximo passo.

 

Separação de Material – Material Separado

 

Finalizar

O botão “Finalizar” encerra o processo de expedição. Clicando nele as seguintes janelas serão exibidas:

 

Expedição de Material – Confirmar finalização de Expedição

 

Expedição de Material – Expedição Finalizada

 

Baixa

Após a finalização, o status da expedição será alterado para “Em Faturamento”. O botão de “Baixa” será habilitado para que a baixa seja feita no estoque.

 

Expedição de Material – Baixa de Expedição

 

 

Antes que a baixa seja feita, existem alguns passos a serem seguidos:

  • Caso sua empresa trabalhe com aprovação financeira e/ou técnica, é necessário que o departamento responsável aprove o pedido;
  • É obrigatório gerar as faturas e entregas para cada um dos itens. Caso o pedido esteja com status “Parcial”, a expedição não poderá ser baixada.
  • O pedido então deverá ser baixado para que a Nota Fiscal seja emitida;
  • Após confirmar os dados da Nota, ela deve ser transmitida e baixada para enfim finalizar a expedição.

 

As seguintes janelas serão exibidas ao clicar em “Baixar”:

 

Expedição de Material – Confirmação de Baixa

 

Expedição de Material – Expedição Baixada

 

Dados Logísticos

Em qualquer momento o usuário pode, selecionando uma ordem de expedição em andamento ou finalizada, atualizar dados logísticos da mesma.

Obs: Todos os dados logísticos, caso se trate de uma ordem de expedição gerada por um pedido de venda, serão atualizados no Pedido de Venda, caso ele não tenha ainda sido baixado em uma Nota Fiscal. Caso o Pedido de Venda tenha sido baixado em uma Nota Fiscal, apenas a Data de Entrega e o Conhecimento de transporte serão atualizados.

Atualização de Dados Logísticos da Ordem de Expedição

 

Na tela de dados logísticos, o sistema permite inserir/trocar várias informações:

Atualização de Dados Logísticos da Ordem de Expedição

 

Transportadora: A Transportadora que irá levar a carga da Ordem de Expedição;

Volumes: Número de volumes que serão transportados;

Veículo Placa: Placa do veículo que irá levar a carga da Ordem de Expedição;

Veículo Marca: Marca do veículo que irá levar a carga da Ordem de Expedição;

Peso Bruto e Peso Líquido: são a soma dos pesos dos itens;

Data de Entrega / Transporte: Data prevista para transporte da carga da Ordem de Expedição;

Conhecimento: Chave do conhecimento de transporte;

Peso Bruto e Líquido dos Itens: Basta clicar no campo de Peso Bruto e Peso Líquido no grid para poder alterá-los;

Obs: Todos os dados logísticos, caso se trate de uma ordem de expedição gerada por um pedido de venda, serão atualizados no Pedido de Venda, caso ele não tenha ainda sido baixado em uma Nota Fiscal. Caso o Pedido de Venda tenha sido baixado em uma Nota Fiscal, apenas a Data de Entrega e o Conhecimento de transporte serão atualizados.

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