Contas a Receber

25/10/2017

O cadastro de Contas a Receber permite controlar o recebimento de contas da empresa.

Para acessar, clique em Financeiro > Contas a Receber> Cadastro/Consulta.

Menu de Acesso a Contas a Receber.

Assim que clicarmos na opção acima a seguinte tela será mostrada:

Formulário de Pesquisa de Contas a Receber.

Nesta tela temos filtros que nos auxiliam para consultas específicas, abaixo segue uma breve descrição dos filtros:

Filtro de pesquisa por Data.
  • Esses filtros são para selecionarmos intervalos de datas a serem exibidos que podem ser definidos por Data de Emissão, de Vencimento ou de Recebimento, após selecionarmos o tipo de data a esquerda colocamos a direita o intervalo desejado para exibição.

Nota: Esse filtro é obrigatório e sempre vai estar preenchido com a data atual tanto na inicial quanto na final por padrão.

Filtro Status.
  • O item “Status” podemos selecionar um status específico para exibição ou podemos deixa na opção “Todas”(sempre selecionada por padrão) para visualizarmos qualquer status dentro do período selecionado anteriormente.
Filtros Contas a Receber.

Ainda seguindo com os filtros logo abaixo dos itens já mencionados temos as seguintes opções conforme a figura acima:

  • Centro Financeiro: Pode ser selecionado um centro financeiro específico para ser exibidas somente as contas que referem-se aquele centro, caso queira visualizar todos as contas de todos os centros podemos deixar esse campo desmarcado.
  • Companhia: Podemos selecionar apenas 1 cliente (companhia) para exibirmos somente as contas referentes a ele, para visualizarmos todos as contas de todos os clientes devemos deixar esse campo desmarcado.
  • Forma de pagamento: Quando queremos visualizar contas que já foram recebidas e portanto tem uma forma de pagamento já cadastrada devemos marcar essa opção e selecionar a forma de pagamento que queremos visualizar, para vermos todas devemos deixar essa opção desmarcada.
  • Exibir Contas com Valores no Vencimento de: Pode-se especificar uma data para serem filtradas somente as receitas que entrarão na mesma.
  • Portador: Selecione apenas 1 portador para que seja exibida a contas a pagar do mesmo.
  • Doc.Fincanceiro/Nosso Número/Cheque/NSU: Selecione e depois insira no campo os dados.
  • Observações que contenham: Selecione e depois insira características textuais especificas para ser feita a pesquisa
  • Exibir Contas da Renegociação: Selecione e depois insira no campo o numero das contas de Renegociação.

 

Após selecionar os devidos filtros clicamos em “Pesquisar” para poder visualizar os resultados da busca.

Pesquisar Contas a Receber.
Menu de Contas a Receber.

Neste menu temos as seguintes opções:

  • Novo: Usado para inserirmos manualmente uma nova conta a receber (normalmente contas a receber vem da baixa de NF de vendas e/ou saída).
  •  Editar: Usado para alterar informações da conta a receber selecionada desde que a mesma não encontre-se com o status “Baixada”.
  • Cancelar: Cancela a conta a receber em questão desde que a mesma não se encontre com o status “Baixada”.
  •  Baixa: Baixa a conta em receber em questão encerrando os processos ligados a ela e efetuando os devidos lançamentos em centros financeiros pertinentes a operação atual.
  •  Retomar: Retorna uma conta já recebida para o status “A receber” cancelando os lançamentos que foram feitos pela mesma quando baixada.
  •  Copiar: Duplica a conta a receber selecionada copiando todos os seus dados em uma nova conta.
  • Dev.Cheque: Função utilizada para controlar devolução de cheques não compensados.
  • Doc.Origem: Detalhes da NF que originou a conta em questão. Nota: Essa função torna-se inválida quando a conta é inserida manualmente.
  •  Detalhes: Permite visualizar os detalhes da conta sem alterá-la.
  •  Relatórios: Abre a opção de relatórios e seus devidos Filtros e opções de formatos.
  • Protesto: Protestar o valor da nota.

Para cadastrar uma Conta a Receber, clique em Novo.

Nova Conta a Receber

Cadastro de Contas a Receber.
  • Número: Inserido automaticamente pelo sistema serve para identificar a receita em questão.
  • Emissão: Data a ser considerada como data de criação da receita.
  • Vencimento: Data a ser considerada como data para recebimento da receita.
  • Valor Vencimento: Valor da receita a ser credito em um centro de custo.
  • Moeda de Operação: Moeda a ser usada para contabilizar a receita em questão.
  • Companhia: Cliente que deverá efetuar o pagamento da receita em questão.
  • Centro financeiro: Centro ou conta bancária (na maioria dos casos) ao qual se destina o valor da receita.
  • Portador: Pode-se selecionar um portador para a receita atual. Nota: Portador refere-se basicamente a uma entidade ou alguém que fique responsável pela cobrança da receita em questão.
  • Tipo Documento: Tipo de documento que gerou a receita em questão.
  • Número do Documento: Número do documento cadastrado no item anterior.
  • Série: Série do documento atualmente sendo cadastrado.
  • Borderô No: Número de borderô ao qual o documento atualmente sendo cadastrado pertence (opcional).

 

Aba Rateio de Lucros / Faturamento

Aba “Rateio de Lucros / Faturamento.

Cadastro de Rateio de Lucros / Faturamento

Cadastrando um item de rateio.
  • Número: Refere-se ao número da conta a receber que esta sendo cadastrada. É Preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Centro de faturamento: Neste item selecionamos o centro de faturamento ou setor a ser creditado.
  • Plano de contas (Débito): Conta a ser debitado o valor do rateio (no caso de contas a pagar).
  • Projeto: Pode-se informar o número de projeto caso haja um previamente cadastrado ao qual o rateio se referencia.
  • Plano de Contas(Crédito): Conta a qual será creditada o valor.
  • Valor: Neste campo informamos o valor do rateio. Nota: O valor neste campo refere-se a parte do rateio e não ao valor do lançamento todo.

 

Aba Baixa Financeira

Aba Baixa Financeira.
  •  Tipo de Operação: Informa o tipo de operação a ser inserida no momento da baixa.
  •  Forma de pagamento: A forma de pagamento recebida do cliente.
  • Número da operação: Número interno de operação para efeitos de relatórios.
  • Histórico: Permite inserir uma ação a ser gravada junto com a baixa para consulta futura.

 

Aba Recebimento

Aba Recebimento.
  • Juros: Valores de juros quando existentes.
  • Multa: Valor de Multa quando existente.
  • IRRF: Valor de Imposto de renda quando existente.
  • Desconto: Valor de Desconto quando existente.
  • INSSRF: Valor de imposto de INSS sobre renda quando existente.
  • Data de Recebimento: Data na qual o lançamento será considerado “Baixado” ou recebido.
  • Valor Recebido: Valor recebido na somatória final do lançamento.
  • Calcular: Botão para efetuar o calculo do Valor Recebido.

Aba Dados de Pagamento

Aba Observações.
  • Cheque: Dados a serem cadastrados quando pagamento for efetuado em Cheque que facilitam a identificação do mesmo.
  • Boleto: Cadastro de boleto a ser recebido (número interno).
  • Cartão Débito ou Crédito: Dados de cartão que será utilizado na transação, geralmente usado somente em contas a pagar.

Aba Observações

Aba Observações.
  • Observações: As observações a respeito do lançamento atual para futura consulta em relatórios.

Aba Comissão

Aba Comissão.
  • Vendedor1: Selecione o Vendedor que recebera a comissão.
  • Comissão: Insira a porcentagem de comissão do vendedor.
  • Base da comissão: Insira o valor da base da comissão.
  • Valor da Comissão: Campo calculado pelo sistema.