5G: Internet sem fio mais rápida que por fibra óptica?

Já pensou em ter uma conexão a internet sem fio mais rápida que por fibra óptica?

É o que promete a nova tecnologia de rede 5G!

A primeira evolução perceptível em relação a tecnologia anterior é a velocidade. Estamos falando em uma velocidade dezenas de vezes mais rápida do que a tecnologia atual disponibiliza!

Imagine assistir aquele filme da Netflix como se estivesse na rede de internet da sua casa, porém na fila de embarque do aeroporto, ou no ônibus a caminho de algum lugar.

Imaginou? Animador não é mesmo?

Mas a evolução é muito mais profunda.

A nova tecnologia permitirá mudanças de paradigma das quais se fala há muito tempo, mas que a tecnologia atual não permitia.

Entre estas tecnologias está a Internet das Coisas e os Carros Autônomos.

No caso do carro autônomo por exemplo, é necessária a troca de informação entre os sensores do carro e serviços na nuvem de forma extremamente rápida, coisa que a nova tecnologia irá permitir.

No entanto, embora o potencial da tecnologia 5G seja realmente impressionante, seu alcance físico é menor do que o das redes atuais, exigindo um esforço maior das operadoras para implantar uma infraestrutura que disponibilize uma boa cobertura, o que no início pode encarecer o serviço.

Infelizmente a tecnologia, que até recentemente estava em teste em apenas algumas cidades dos EUA, não deve chegar ao Brasil antes de 2021.

Fonte: Infomoney