Como a inovação tecnológica facilita para uma tomada de decisão na análise de crédito?

A análise de crédito consiste em uma fase fundamental nas relações comerciais, principalmente, diante de cenários econômicos turbulentos. É importante destacar que os procedimentos de verificação protegem as empresas da inadimplência.  O objetivo de avaliar as informações financeiras de uma pessoa física ou jurídica para entender o seu perfil à propensão ao pagamento e poder oferecer as melhores condições para conceder crédito ou não a ele.

Para isso a tecnologia tem um grande papel no processo de análise.

São primordiais as medidas preventivas no momento da concessão de crédito, encontramos um cenário da economia fragilizada em que o risco de inadimplência se elevam a cada dia. Desta maneira, que vale encontrar estratégicas inovadoras que facilitam a uma análise mais detalhada. Além disso, é necessário considerar as interferências negativas que os processos manuais que podem ocasionar como a demora na tomada de decisão, os gargalos causados pelos procedimentos e os riscos. Sendo assim, a tecnologia se torna uma mão direita; uma enorme contribuição, já que disponibiliza um conjunto de recursos para deixar o procedimento de análise mais minucioso, padronizado, automatizado, seguro para as empresas.

Vantagem de recurso tecnológico:

Redução da inadimplência: Por meio da análise do histórico financeiro do cliente é possível avaliar seu potencial de retorno, relacionado ao pagamento e traçar um perfil de risco.

– Controle total do processo: é possível por meio de relatórios disponíveis em determinados softwares, ter o controle do início ao fim de todos os passos do processo de análise, e acompanhar a evolução da sua operação de crédito. Possibilitando realizar as avaliações de maneira correta e desenvolverem estratégias indispensáveis para a rentabilidade, diminuição dos custos operacionais, além de garantir maior segurança na tomada de decisões de negócios.

– Informações centralizadas: Permite que as consultas sejam feitas por uma única plataforma, que pode avaliar diversas bases de informação, sendo elas internas ou externas.

– Agilidade: A rapidez é, sem dúvida, uma das grandes vantagens oferecidas pelo uso de soluções tecnológicas, onde é feito de forma automatizada e sem operações manuais que pode causa retrabalho.

Fonte Serasa Experian